5 passos de como fazer um orçamento empresarial
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Seja em tempos de crise ou para planejar os próximos passos do negócio, o orçamento empresarial é um recurso essencial para manter a saúde financeira da empresa. O objetivo é definir e controlar os custos de operação do negócio e o quanto cada setor interno requer de investimentos.
Por que é importante fazer um orçamento empresarial?
- Permite definir metas claras e realistas;
- Ajuda a compartilhar a responsabilidade entre os diferentes setores;
- Promove um histórico de informações;
- Ajuda na mensuração de indicadores de desempenho,
- Permite identificar o desvio das metas com mais agilidade.
1 – Analise o caixa da empresa
O primeiro passo para criar orçamento de uma empresa consiste em realizar uma análise crítica da situação financeira da corporação. Nesse diagnóstico, indique as finanças nos últimos 2 anos a fim de compreender a oscilação do caixa.
2 – Defina os objetivos da empresa
Onde você deseja chegar? Nesse momento, é importante estabelecer os objetivos da empresa e definir desde as pequenas até as grandes metas. Após isso, ficará muito mais fácil transmitir o plano de negócio para as lideranças e times envolvidos.
3 – Liste os custos
Agora que você já tem em mãos os dados objetivos sobre lucro bruto e os planos futuros, é necessário estruturá-los em uma planilha de custos. Comece pelos custos fixos, que são os que não variam ao longo do mês, por exemplo: aluguel, internet, telefone, salários, contabilidade, tributos e seguros.
4 – Faça uma projeção
Nesta etapa, seu orçamento empresarial está quase todo estruturado. No entanto, ainda falta a parte do planejamento do negócio. Fazer uma projeção significa estimar a entrada e a saída do caixa nos próximos meses.
5 – Mensure os resultados
Acompanhar os resultados é fundamental para monitorar o desempenho do planejamento e orçamento empresarial. Dessa forma, torna-se mais fácil prever problemas, antever prejuízos e se preparar para fases de instabilidade econômica.
Defina KPIs estratégicos frente à competitividade do mercado, como:
- Percentual dos gastos sobre o faturamento;
- Percentual de crescimento das vendas;
- Valor dos custos não previstos X o faturamento,
- Retorno sobre os Investimentos (ROI).
Caso precise de ajuda para organizar tais questões manualmente, o ideal é contar com um sistema de gestão que tenha automatizado certos dados, como o fluxo de caixa. A Inntegra Systems oferece soluções que otimizam a rotina de empresas de diferentes portes e segmentos.